Criar uma Loja Virtual Grátis
Como alimentar meu cão?
Como alimentar meu cão?

Alimentação Natural ou ração industrializada?


     A alimentação do cachorro gera muitas dúvidas e incertezas e, em alguns casos, alguma polêmica.

     Há os adeptos da alimentação natural para cães, também chamada de AN. Esses defendem que a ração é composta de resíduos de outros alimentos e, portanto, não nutre o cão como deveria. Além de cara, é artificial e, portanto, não é benéfica, sustentam os adeptos da AN.

     A AN não é a "comida caseira" nem o "resto de comida" da família. Trata-se de uma alimentação balanceada e totalmente equilibrada visando a necessidade de casa cão. Para aderir a AN, o proprietário do cão deve ter disponibilidade para comprar legumes, frutas e verduras frescas e de qualidade, além de carnes. A AN também exige conhecimentos básicos sobre nutrição. Termos como proteínas, vitaminas, carboidratos são constantes em AN.


 


AS VANTAGENS


     A principal vantagem da AN é que você VÊ o que sue cão come. Os adeptos argumentam que, assim como para humanos, é necessário que os cães ingiram comida fresca. Outra argumentação é que, na natureza, o lobo, que é o ancestral do cachorro doméstico, não come ração, e sim o que encontra disponível em seu habitat.

     Outro pilar da AN é a oferta de carne crua. Os adeptos higienizam a carne, congelam para garantir a esterilização e, depois de descongelada, oferecem ao cão. Novamente vem a teoria de que o lobo não tira os ossos dos passáros e animais que come e que, portanto, osso cru não faz mal. Já o osso que é submetido ao calor (cozido, frito ou assado) muda completamente de textura e, portanto, não pode ser oferecido a animal algum, com risco de sérias complicações para a saúde do animal, inclusive a morte.


AS DESVANTAGENS


     A maior desvantagem da AN diz respeito ao tempo de preparo. A AN requer tempo para a compra, higienização, cozimento de alguns itens da dieta (especialmente carboidratos), esfriamento, congelamento, descongelamento e oferta ao cão (como é uma alimentação sem conservantes, não pode ficar muito tempo na vasilha do cachorro sob risco de azedar).

     Outra desvantagem é que a imensa maioria dos veterinários é contrária a Alimentação Natural, exatamente pelo receio de que a dieta do cão não seja equilibrada e que, desta forma, a falta deste ou daquele componente da dieta acarreta problemas futuros na saúde do animal.

 


A ração industrializada


     Embora haja divergências, os fabricantes de ração alegam que seu produto é nutricionalmente equilibrado, que foi testado exaustivamente e que, portanto, é o mlehor alimento para cães. Com a evolução das pesquisas, os fabricantes colocaram no mercado pet rações específicas, divididas por raças, idade do cachorro, tamanho do cão, problemas de saúde do cão e até dieta para obesidade canina.