Criar um Site Grátis Fantástico
Como cuidar dos pelos?
Como cuidar dos pelos?

Como cuidar dos pelos?



     A pelagem exige um cuidado minucioso. Através dos pêlos dos animais você pode descobrir muito acerca do estado de saúde do mesmo.

    Primeiramente, vamos entender como funciona a pelagem do animal.

    Há animais de pêlo curto, pêlos médios e pêlos longos. Alguns trocam a pelagem conforme a mudança de estação, outros praticamente nunca trocam o pêlo. Uns exigem escovação diária, enquanto outros exigem apenas uma escovação semanal. Para alguns a tosa é exigida enquanto para outros a tosa, além de desnecessária, pode ser prejudicial. Enquanto alguns possuem pelagem encaracolada, outros a tem lisa e comprida. Então, como saber a atitude correta ao cuidar da pelagem do seu cão, se eles são tão diferentes como o cabelo humano?



     Ao adquirir seu cão, você deve pesquisar sobre as características e cuidados da raça. Por exemplo, um poodle vai exigir escovação semanal e tosa mensal, enquanto um dalmata não necessita de tosa. Em regra geral, você deve ter em casa: shampoo para cães, pente e rasqueadera. Na escolha do shampoo, opte pelos compostos, ou seja, produtos que já são shampoo e condicionador em um só produto. O pente e a rasquedera ajudarão na escovação semanal. Caso escolha escovas, procure as que possuem ponta arredondada, para evitar machucar a pele do animal. Evite perfumes e loções que nada tem a ver com o cheiro natural do cão. em caso de pulgas recorrentes, um shampoo anti-pulgas pode ser indicado.

     Hoje você encontrará no mercado shampoo para raças específicas, para cores específicas de pelagem e até para tipos de pelagem. Lembre-se que seu cão pode apresentar alergia aos produtos, então todo cuidado na administraçaõ dos mesmos.



Banho em casa ou no pet shop?



     Um grande problema é decidir onde seu cão tomará banho. Os pet shops, teoricamente, são os lugares mais indicados. No entanto as denúncias de maus tratos e falta de higiene nesses estabelecimentos são abundantes. No caso de optar por um deles, certifique-se dos cuidados que eles oferecem ao seu melhor amigo.


     Caso prefira dar banho em casa, alguns cuidados são necessários. Primeiramente você deve dar o banho com água morna, nem fria nem quente. em dias de verão, com o calor muito forte, é possível dar banho de amgueira (deixe o cão descansar na sombra antes de iniciar o banho), mas, emgeral, o banho é dado utilizando-se o chuveiro. Você deverá seguir alguns passos:

  • Deixe o cão descansar antes do banho. Nunca dê banho no cão que acabou de passear ou brincar e está agitado, pois pode haver um choque térmico que pode culminar na morte do animal.
  • separe todo o material que você utilizará: escova, pente, rasqueadera, algodão, shampoo, condicionador (se for o caso), tesoura sem ponta, toalha.
  • escove o animal, retirando todo pêlo morto que for possível. Caso seja necessário, use a tesoura sem pontas para cortar nós na pelagem.
  • faça duas pequenas bolas com o algodão e introduza com delicadeza nos ouvidos do cão. O objetivo deste procedimento é evitar que a água entre no ouvido acidentalmente.
  • molhe a pelagem do animal, sempre do pescoço para o restante do corpo, deixando a cabeça seca. (A cabeça deve ser lavada e enxaguada por último, pois muitos cães se agitam se sentem água perto dos ouvidos, dificultando o banho).
  • utilize o shampoo como indicado pelo fabricante, aplicando um pouco sobre o dorso do animal. espalhe o shampoo, massageando suavemente a pele.
  • Após o animal estar completamente ensaboado e esfregado suavemente começe a enxaguar. Ao enxaguar não esfregue a pele, pois produzirá mais espuma. procure apenas acompanhar, com a mão, o fluxo da água. certifique-se que nenhuma parte do corpo está com espuma.
  • caso seja necessário, lave o animal duas vezes, prioncipalmente se ele tiver entrado em piscina, represa ou na mar. A segunda lavagem garante que não fique resquício de água contaminada junto á pele animal.
  • por fim, seque o animal o máximo possível com uma toalha. em raças pequenas e médias é indicado o uso do secador de cabelo doméstico na opção "frio", nunca na "quente". em animais maiores, o sol fará o restante do serviço.
  • retire a proteção de algodão dos ouvidos. Pegue um tufo de algodão, colcoque o produto para limpeza de ouvido e, delicadamente, limpe primeiramente a parte interior da orelha e a parte interna do ouvido, APENAS ONDE SEU DEDO ALCANÇA. Nunca, NUNCA utilize qualuqer objeto, mesmo hastes flexíveis (ou cotonetes)para limpar os ouvidos de seu cão. Isso pode trazer sérios problemas de saúde para o animal. NUNCA pingue nenhum produto no ouvido de seu cão sem que um veterinário tenha indicado esse procedimento. Na dúvida é melhor não limpar o ouvido e deixar que, na próxima consulta veterinária um profissional faça essa limpeza.
     

     Pronto! agora seu animal está limpo, cheiroso e pronto para continuar a brincar e ser feliz!